António Maria Lisboa – A Mário Cesariny

(Sanatório da Quinta dos Vales) Covões – Coimbra
(1952)

Cesariny:
– Uma crise de “coeur” (obsceno não é?) não me deixou ser tão rápido quanto tu desejarias nem tão longo, agora, como seria para desejar. Comecemos pois:
(…)
– M.H.V.Silva, pintora portuguesa conhecida em todo o mundo salvo nos pólos e em Portugal, casada com o pintor húngaro Arpad Szenes e professora de pintura quer no Rio de Janeiro onde ele tinha uma escola quer em Paris onde lecciona pelos ateliers dos discípulos – bom pintor (tipo Alberto Caeiro sem metafísica e com metier…).

Vieira da Silva é uma águia imperial, tipo judia reinante sem excessos de lirismo falando pausado mas cantante (fala como se fosse soprano do Scalla de Milão!). Desde que se olha para ela entra-se num mundo tenebroso de corredores silenciosos e de atmosfera dramaticamente densa – é assim de resto a sua poesia (quadros) que não ri, quando muito grita: ela ri às dentadas: a cabeça dela é não bela mas orgulhosamente histérica.

– Notas finais: Mora no número 5 do Boulevard de St. Jacques num atelier espaçoso onde dormem e tem os seus livros (…) Trabalha muito, vê muitas exposições, está sempre a par do que se passa e faz e não só no plano da pintura embora principalmente neste.
Não se filia. Acha graça que os abstraccionistas a chamen abstraccionista e os surrealistas (?) surrealista. Não é uma “intelectual” no sentido em que exponha e defenda uma tese, antes Realiza. São a pintura e a poesia que lhe interessa realizar e põe-se fora de toda ou qualquer polémica que se desenvolve e corra fora do seu espírito. Vida interior profunda, densa, dramática. Absolutamente alheada da vida partidária, das zangas das comadres e respectivo cortejo de intrigazinhas.

– São ao correr da pena e após, logo após a crise de que te falei o que posso dizer-te da M. Helena Vieira da Silva.
(…)

Por hoje um abraço do
Sempre
António Maria Lisboa

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: