Pedro Pires – Sintaxe do Verbo Haver

SINTAXE DO VERBO HAVER

Existe a palavra há,
Mas à existe também:
Quando é tempo tem h;
Quando é lugar … não o tem.
Havia um, ali perto,
É muito bom português;
Mas continua a estar certo,
Se, em vez de um, havia três.

Aguiar, Irondino T. de

Ex.: Estou à tua espera mais de uma hora.
alunos a jogar à bola no pátio.

POBRE DO VERBO HAVER

– Olha lá, tu não és burro,
Acaso serás casmurro?…
Cheio de anos de liceu

Tu estudaste mais do que eu,
Foste a universidades…
Porque é que tu dizes HÁ-DES
Em vez de hás-de? És tu parolo,
Ou distraído, meu tolo?!…

Também há-dem é tolice
Pois é: hão-de; assim é que é!
Oh! meu pobre verbo HAVER
Com tais tratos de polé…

Disseste: – Houveram e haviam
Homens na terra e no mar…
– Para que andaste a aprender?
Não sabes que o verbo HAVER

Aqui vai prò singular?!…
Havia, Houvera, haverá
Sábios de… caracacá!
Pois se até assim o diz
Da Língua, um pobre aprendiz!…

Pedro Pires, Ortografia

O verbo haver emprega-se em português com dois significados:

a) ter, integralmente conjugável.

Ex.: Eu hei-de ganhar o 1.º prémio! (Eu tenho de …)
tu hás-de …
ele há-de …
nós havemos de …
vós haveis de …
eles hão-de …

b) existir, unipessoal – só se conjuga na 3.ª pessoa do singular -, de sujeito considerado indeterminado.

Ex.: Há homens muito inteligentes.
Havia rapazes na fila.
Houve raparigas a protestar.
Haverá mais jantares de confraternização.

2 Respostas

  1. legal mas nao entendi

  2. Eu nao acho legal porque nao entendi isto nao tem sentido vai escrever outra as crinças nao vao entender esta poesia nao quero ofender ninguem mas e a verdade purinha

Deixe uma Resposta

