Conversa Entre Vogais e Outras Mais… – Ovelha Ranhosa ou Ronhosa?

Conversa entre  Vogais e Outras Mais…

– Ouviram aquela discussão entre a D. Fraldiqueira e o Sr. Mal-sorteado, antes do galo cantar?

– Sim, e até fiquei com dores nos ouvidos!

– Eu não percebi nem uma palavra!

– Nem eu!

– Pois eu percebi muito bem quando o Sr. Mal-Sorteado chamou “ovelha ranhosa” à D. Fraldiqueira!

– “Ovelha ranhosa”?!…

– Mas a Professora Linguesa já nos explicou que o/a pior de qualquer grupo é vulgarmente conhecido pela “ovelha ranhosa”, mas quando existe esse alguém, deve dizer-se ovelha ronhosa, que quer dizer pessoa desprezível, maliciosa, de más qualidades.

– Eu pensava que estava certo, porque, alguns humanos, quando estão zangados, chamam ranhosos aos outros.

– Tens razão, mas a ronha é uma doença dos animais, uma espécie de sarna que ataca as ovelhas e os cavalos.

– Mas há pessoas que têm ronha; eu já ouvi!

– Também eu!

– Então não sabem que além de designar uma doença, também posso significar malícia, manha, e que alguns humanos mentem aos outros?!…

– Agora falo eu, o Sr. Ranho, muco das fossas nasais. Nunca me viram a escorrer do narizinho de uma criança quando está constipada? Diz-se que tem ranho; está ranhosa.

– E isso quer dizer que os humanos estão sempre constipados?

– Claro que não! Ranhosa é uma pessoa suja, desprezível, maliciosa, de más qualidades.

– Concluindo: A pior do grupo – turma, família, etc. – é a ovelha ronhosa, mas as humanos podem chamar ranhosos uns aos outros, simplesmente.

– Podem, mas não devem, porque é má-educação chamar nomes aos outros, e ainda por que as palavras podem zangar-se e morder-lhes a língua!

– Já tocou! vamos para a sala!

– Até já!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

