As Dúvidas do Zé-Concertina – Verbos Abster e Acabar

Conversa entre o Zé-Concertina, as Vogais e Outras Mais…

– “Absti-me” e não lhe dei um estalo, mas acabei “com” o namoro!

– O quê?!…

– “Absti-me”, pois! E acabei “com” o namoro!

– Ó meninos! Desculpem, mas ouvi a vossa conversa! Falam tão alto!

– Acordámos-te, Vogalzinha? Desculpa!

– Não tem importância! Mas, se o Zé-Concertina continua a falar dessa maneira, a D. Linguesa vai aborrecer-se com ele, vai, vai!

– Então ajuda-me, se faz favor!

– Está bem! Tu querias dizer: abstive-me – “abs”, prefixo de origem latina, que significa afastamento, separação, que se acasalou com “ter” e formou abster.

Tu só tens de conjugar o verbo ter.

Dizes: Eu “ti-me” uma dor de barriga ontem?

– Não, não! Eu não tive (…). Muito obrigado pela tua ajuda!

– Não tens de quê! Ah! E não acabes o namoro. Agora vou dormir mais um bocadinho. Até logo!

2 Respostas

  1. OS VERBOS SÕ FIXES

  2. OS VERBOS SÃO FIXES

Deixe uma Resposta

