Literatura Africana de Expressão Portuguesa – Mia Couto – Escritor e Ser do Mundo

“Sou um poeta que conta histórias”

“ Até pagava para dar aulas. Aliás, vivo como biólogo e escrevo nas horas vagas. Mas o que me dá gozo não é a interpretação biológica do Mundo (…) Mas trabalhando em equipa com colegas biólogos encontro fontes de aprendizagem importantes como ser vivo. E como escritor também. O gozo que tenho de estar em contacto com diferentes facetas da vida em zonas rurais, o gozo de estar em contacto com outros indivíduos que a escrita me traz – porque é um trabalho solitário -, isso não troco por nada deste mundo.”

“ (…) Sinto-me sempre escrevendo o primeiro livro. (…) Move-me o simples desejo de contar uma história, uma história que eu vou descobrindo à medida que vou escrevendo. (…) Sou como que assaltado, visitado por razões muito pouco razoáveis. No meu caso, a inspiração actua sobre mim como que uma espécie de embriaguez. (…)”

“ Existe, sim, um paralelo entre as minhas histórias e o percurso do meu próprio país, Moçambique.”

“A minha via é viver (…). A via é querer ser um gajo porreiro.”

“ Não sei bem se existe um novo caminho ou se vou ficar sempre entre caminhos (…) Quero estar perdido. Esse é um dos grandes prazeres que tenho, mesmo na vida quotidiana.”

“ O importante é saber fazer perguntas, num mundo que nos ensina simplesmente a dar respostas. Essa é a filosofia da minha vida e não só na escrita.”

“ (…) A grande possibilidade de sermos felizes é poder construir e reconstruir identidades múltiplas ao longo da nossa vida.”

Mia Couto

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

