Literatura Africana de Expressão Portuguesa – Mia Couto – Escritor e Ser do Mundo

“Sou um poeta que conta histórias”

“ Até pagava para dar aulas. Aliás, vivo como biólogo e escrevo nas horas vagas. Mas o que me dá gozo não é a interpretação biológica do Mundo (…) Mas trabalhando em equipa com colegas biólogos encontro fontes de aprendizagem importantes como ser vivo. E como escritor também. O gozo que tenho de estar em contacto com diferentes facetas da vida em zonas rurais, o gozo de estar em contacto com outros indivíduos que a escrita me traz – porque é um trabalho solitário -, isso não troco por nada deste mundo.”

“ (…) Sinto-me sempre escrevendo o primeiro livro. (…) Move-me o simples desejo de contar uma história, uma história que eu vou descobrindo à medida que vou escrevendo. (…) Sou como que assaltado, visitado por razões muito pouco razoáveis. No meu caso, a inspiração actua sobre mim como que uma espécie de embriaguez. (…)”

“ Existe, sim, um paralelo entre as minhas histórias e o percurso do meu próprio país, Moçambique.”

“A minha via é viver (…). A via é querer ser um gajo porreiro.”

“ Não sei bem se existe um novo caminho ou se vou ficar sempre entre caminhos (…) Quero estar perdido. Esse é um dos grandes prazeres que tenho, mesmo na vida quotidiana.”

“ O importante é saber fazer perguntas, num mundo que nos ensina simplesmente a dar respostas. Essa é a filosofia da minha vida e não só na escrita.”

“ (…) A grande possibilidade de sermos felizes é poder construir e reconstruir identidades múltiplas ao longo da nossa vida.”

Mia Couto

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: