Dificuldades da Língua Portuguesa – Sobretudo e Sobre Tudo

SOBRETUDO – Advérbio, acima de tudo, principalmente.

Ex.: Gosto de todas os sapatos, sobretudo dos castanhos.

SOBRETUDO – Substantivo masculino, peça de vestuário.

Ex.: O meu pai comprou um sobretudo castanho.

SOBRE TUDO – Preposição sobre – além de – seguida de pronome indefinido tudo -, totalidade.

Ex.: Fiquei esclarecida sobre tudo o que me explicaste.

5 Respostas

  1. Fiquei a gostar da brevíssima explicação que destes a volta dos 2 sobretudo e sobre tudo. Obrigado pelo vosso trabalho e espero que daqui há dias consigam explicar por que o verbo esperar não aparece no Conjuntivo como é o caso: Esperemos que a prova vos corra bem.

  2. Eu faleilhe sobre tudo que aconteceu

  3. Com todo e enorme prazer que vos escrevo pra dizer que estou feliz pela maneira como explicam um determinado assunto. Espero que exclarecam os seguintes pontos: Que nome recebe um pai que perde seu filho? Uma mae que perde seu filho? Um irmao que perde seu irmao? Um neto que perde avós? Ou avós que perdem seu neto?Aguardo minunciosamente pela vossa ajuda.

  4. Carreno Hong Sing Carreno… São dores tão grandes que não tem nome.

  5. Reblogged this on jujudobalanganda.

Deixe uma Resposta

