As Dúvidas do Zé-Concertina – Atrás e a Sabedoria Popular

Conversa entre o Zé-Concertina, as  Vogais e Outras Mais …

– Bom dia, Menina t! Venho aqui só para lhe dizer uns ditados do povo, que talvez não saiba!

– Bom dia, Zé-Concertina! Como está? Comece a desfolhar os seus ditados, que também, se chamam: provérbios; adágios; rifões, anexins, brocardos…

– Ai, ai, menina! Tanto palavrão que eu cá não entendo! Então lá vai:

Atrás da cruz se esconde o diabo.

Atrás de ano ano vem.

Atrás de apedrejado pedras chovem.

Atrás da mentira mentira vem.

Atrás de mim vem a enchente, depois, então, a semente.

Atrás de mim virá *quem de mim bom fará ( *quem te ensinará; *quem me vingará).

Atrás de morro tem morro.

Atrás de quem corre não falta valente.

Atrás de quem pediu nunca ninguém correu.

Atrás de tempo vem tempo ( tempo vem).

Atrás de trabalho vem dinheiro com descanso.

Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher.

Atrás de uma montanha está outra.

Atrás do consentimento anda perto o arrependimento.

Atrás do mel correm abelhas.

Atrás de um dia vem outro.

– Muito bem, Zé-Concertina! Agora é a minha vez:

Atrás de mim virá quem bem de mim dirá.

Atrás de nós virá quem melhor fará.

– Ora bem! Afinal, a Menina também sabe qualquer coisinha! Tenho de ir andando, que se faz tarde! Até qualquer dia!

– Até qualquer dia, Zé-Concertina e muito obrigada!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

