Miguel Torga – Comemorar o Seu Aniversário

Se a condição física o permitisse, Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, médico, colaborador da Presença, fundador das revistas Sinal e Manifesto, escritor reconhecido mundialmente, justamente distinguido com prémios nacionais e internacionais, teria completado cento e um anos ontem.

Para comemorar o seu aniversário, escolhi estes excertos do seu Diário, Volumes I e IV:

“Termas de S. Vicente, 12 de Agosto de 1938– Estas romarias de Portugal! E eu que faço hoje trinta e um anos! Porque no fundo tenho passado a vida a arranjar coragem para me atirar a um baile destes e suar duma vez o lirismo que me envenena. Mas completo hoje trinta e um anos. Agora, só mesmo fazendo um filho depressa e delegando nele.”

“Lavadores, 12 de Agosto de 1946 – Trinta e nove anos. Meia vida passada (…). E tudo por fazer!

Comecei tarde, sem nenhuma preparação, e com defeitos horríveis, que tenho ido limando pouco a pouco, mas que resistem como fortalezas. Nasci afirmativo de mais, puritano de mais, uno de mais, apesar duma timidez confrangedora, duma aceitação natural da volúpia e duma disperrsão aflitiva a cada instante.

Tenho medo de um polícia e sou capaz de enfrentar um exército;
passo a vida a praticar virtudes que proíbo terminantemente aos outros; escrevo um poema, a dar consulta. De maneira que nunca consegui encontrar aquele equilíbrio criador onde julgo existir o pomar das grandes obras.

Debato-me entre forças contraditórias, e ao cabo de cada livro sinto-me insatisfeito e culpado como um pecador que não cumpriu bem a sua penitência. Não tenho ambições fora da arte, e, dentro dela, só desejo conquistsar a glória de a ter servido humilde e totalmente; mas não consegui ainda dar-lhe tudo, jogar a vida e a morte por ela. Para isso era preciso calcar aos pés o homem civil que sou, e não posso. Necessito de ter as minhas contas em dia como qualquer mortal honrado, e afligem-me os assuntos do mundo como casos pessoais.

Também tenho afectos. E o trama de deveres e apegos (…) . Abandono tudo para correr a casa dum amigo que está com dor de dentes, e passo uma noite em claro porque operei um doente, e ele pode ter uma hemorragia. Mas a minha fraqueza maior é não poder desprezar ninguém, mesmo os próprios inimigos. São meus semelhantes, apesar de tudo, e eu não consigo descrer do homem, seja ele como for. Em vez de os esquecer, trago-os no pensamento. Sofro por eles.

A minha grande alegria é admirar os outros, e procuro encontrar em cada um as linhas positivas do seu caminho. Afinal somo todos elos de uma grande corrente, e é pelos ferrujentos que ela pode quebrar. (…)

E tudo por fazer!

Mas quê! Quando devia estar a ler os clássicos, andava a capinar café; quando me apetece escrever,estou a curar anginas; e quando é preciso salvar o artista, ponho-me a salvar o homem.”

Miguel Torga (São Martinho de Anta, Vila Real, 12/8/1907 – Coimbra, 17/1/1995)
Pseudónimo de Adolfo Correia Rocha.
Um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, galardoado com Prémio Camões em 1989, médico.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

