Miguel Torga – Santa Eulália, Alentejo

“Santa Eulália, Alentejo, 19 de Novembro de 1955 – Mais Portugal. Um longo, patético e penitente namoro, que não é correspondido. Dou paixão, e recebo em troca a severa indiferença da paisagem. Mas resigno-me a este amor sem esperança.

Invisto pelas semeadas, magoo-as, e paro de vez em quando a contemplar as pegadas que vou dixando atrás de mim. Meras inscrições transitórias. A chuva, o vento e os arados futuros farão dessas marcas de ternura violenta rasas campas de esquecimento.

Como poderia o alheamento da charneca, que não conserva a memória do ganhão que a cultiva, guardar a lembrança do poeta que a passeia?”

TORGA, Miguel, Diário, Volume VIII

Miguel Torga (São Martinho de Anta, Vila Real, 12/8/1907 – Coimbra, 17/1/1995)
Pseudónimo de Adolfo Correia Rocha.
Um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, galardoado com Prémio Camões em 1989, médico.

2 Respostas

  1. Crei já ter lido tudo ou quase tudo quanto Miguel Torga escreveu. Linda a poesia e encantadora a prosa. De ler e
    reler quando nos sentimos a cair um pouco na solidão, a mim
    dá-me inspiração e também tranquilidade.Um dos meus escritores preferidos,direi até amado.

  2. Boa tarde,
    Enviem-me por favor o historial de Santa Eulália.
    Quero falar dessa linda terra alentejana no m/ programa radiofonico, por terras do alentejo, na Radio Telefonia do Alentejo. Se possivel enviem-me musica da região.

    Bruno Moleiro
    Sé de Évora
    7000-Évora

Deixe uma Resposta

