Acácio de Paiva Carta do Peru dos Olivais

acacio-de-paiva

1ª Carta

Adorada perua:
Há três dias que, adiante do patrão,
Ando de rua em rua
Não sei por que razão.
Como tu viste, o homem resolveu
Fazermos em Lisboa a consoada,
Para me divertir, suponho eu.
Porém, se adivinhasse esta estopada,
Tinha-lhe dito logo que não vinha,
Tanto mais, tanto mais, não vindo tu,
Minha peruazinha,
Por quem morre de amor o teu peru.
………………………………

2ª Carta

Meu anjo…Escrevo agora na cozinha
Duma senhora muito delicada,
Que me tem dado esplêndida papinha
Assim como a criada.
Há pouco ainda (ora imagina, filha!)
Deram-me até um copo de Bucelas
Que me adoçou muitíssimo as goelas,
E é uma verdadeira maravilha.
Mas Deus queira, Deus queira,
Como só bebo água lá em casa,
Que não me faça mal à mioleira,
E que eu não fique com o grão na asa.
Amanhã te direi o que é passado.
Recebe mil bicadas cordiais
Do teu apaixonado

3ª Carta

Querida. Água a ferver…Uma panela
Ao pé dum alguidar…Tenho receio…

Fala-se em cabidela
E em peru de recheio…
Afia-se uma faca…Ó céus! Que horror!
O monco já me cai…Nunca supus…
Que é isto, meu amor?

Ai Jesus. Ai Jesus!
Já tenho as pernas presas…
Tolda-se a vista…Engasgo-me…Agonizo…
Tremem-me as miudezas…
Turva-se-me o juízo…
Adeus: Recebe o último glu-glu
E os corais
Do in…fe…liz
Pe…ru dos O…li…vais

PAIVA, Acácio de –Fábulas e Historietas

Acácio de Paiva (Leiria, 14/4/1863 – Ourém, 29/11/1944)
Poeta, prosador, crítico, jornalista, humorista, licenciado em Farmácia.

3 Respostas

  1. Fiquei radiante por ter encontrado este poema.
    A minha Avó, e eu já sou uma Avó…., costumava-me lê-o e eu adorava.
    Entretanto o livro perdeu-se. Não me lembrava nem do título, nem do autor, pois era muito pequena. Sabia de cor dois dos seus poemas, “Mestre Barradas” e uma “Galinha pedrês” ,que já ensinei aos meus netos.
    Hoje por sorte o meu filho lembrou-se de procurar o “Perú dos Olivais” e tivemos esta boa surpresa.
    Foi um belo presente!

  2. Passei por aqui e reparei na referência que se faz quando se diz que este lídimo poeta Leiriense foi diplomata e explorador e que viveu entre 1460 e 1490.

    Decerto que houve um lapso, pois que Acácio de Paiva nasceu em Leiria, em 14 de Abril de 1863 e morreu nos Olivais- Ourém em 29 de Novembro de 1944.

    Mais se pode consultar no meu blogue.
    Comprei o livro acima indicado no passado Sábado numa Feira das Velharias.

    • Muito obrigada pela chamada de atenção! Foi lapso, sem dúvida! Correção efetuada! Visitei o blogue. Muito interessante! Parabéns!

Deixe uma Resposta

