As Dúvidas do Zé-Concertina – Estada e Estadia

Conversa entre o Zé-Concertina, as Vogas e outras Mais…

– Ó “ti´Manel,” não seja teimoso! Está para aí com os cabelos em pé, que até parece um leão, e a atirar gafanhotos para o bigode sem precisão nenhuma – insistia o Sr. Zé-Concertina, ao balcão da tasca do Sr. Valentim.
Então se eu já lhe disse e redisse que a Menina e mais a professora, a Sr.ª D. Linguesa, explicaram-me tudo, porque é que não quer perceber?

– Mas quem é que você se julga para estar a dar-me lições? – questionou o “ti´ Manel”, que andava arreliado com a vida e afogava as mágoas nuns copázios de aguardente.

– Pois eu reafirmo: O Capitão Pato prevê a estadia no porto de Sines até 5.ª feira, e ao “ti´Manel” desejo uma boa estada aonde for passar férias com a sua patroa. Eu até escrevi tudo num papelinho, que tenho aqui na algibeira, quer ver?

– Mostre-me lá, mas não pense que me convence – desafiou o “ti´Manel”.

– Eu vou ler – afirmou o Sr. Zé-Concertina com um papelinho amarrotado na mão:

Estadia – “demora que o capitão do navio fretado para transporte de mercadorias é obrigado a fazer no porto.” É um termo da linguagem náutica.

Estada – “acto de estar”, é uma palavra derivada de estar, pertence à linguagem comum.

– Vou pensar no seu assunto, Zé-Concertina e depois falamos! Venham daí dois bagacinhos, Valentim, um para mim, outro para este meu amigo – retorquiu o “ti´Manel”, batendo nas costas do Sr. Zé-Concertina.

– Obrigado, “ti´Manel”, mas eu prefiro um sumol, já que não se fazem prirolitos e uma garrafa de gasosa é logo para sete. – adiantou o Sr. Zé-Concertina.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

