Sebastião da Gama – A Janela da Poesia

“Eu não quero “impingir” versos aos meus alunos: quero abrir-lhes a Janela da poesia (…)
Ouvindo ou lendo versos, verão logo de princípio que é natural um homem amar as flores – e amarão as flores com naturalidade. É tão raro, entre nós, um homem dizer em voz alta que ama as flores ou que aprecia bordados ou rendas ou outras coisas consideradas próprias de mulher, que se riem de mim ou se admiram ou não me acreditam, quando eu noto com entusiasmo que tal flor é bela, tal renda é adorável, tal bordado é encantador.

Por tudo isto e porque de pequenino é que se torce o pepino, é que fiz eu a Semana da Poesia. Para começar, enchi uma aula de versos lidos por mim. Ao escolhê-los, fiz o possível para excluir coisas mórbidas ou tristes – o que é bem difícil de realizar com a nossa Poesia – e procurei trechos simples, de preferência descritivos, porque seriam de mais fácil compreensão. Em quase todos a nota dominante era o encantamento – ser Poeta, tinha eu pensado dizer-lhes – é estar encantado ou desencantado e contá-lo com palavras que pareça música. E a todos os impunha a beleza formal, a que eu olhei também: as coisas boas têm de ser ditas com bons modos e esta aula era uma primeira oferta que eu gostava que fosse aceitada.
(…)
Quando o Fosco (a cigarra da turma, segundo a fábula) escreveu no sumário “Começo da Semana da Poesia”, o Romão (a cigarra da turma, segundo o Mário Pederneiras) emendou: “Começo das Semanas da Poesia:”

GAMA, Sebastião da, Diário

Sebastião da Gama (Vila Nova de Azeitão, Setúbal, 10/4/1924 – Lisboa, 7/2/1952)
Poeta e professor de Português, colaborador das Revistas: Árvore e Távola Redonda, fundador da Liga para a Protecção da Natureza (1948), licenciado em Filologia Românica.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

