Dificuldades da Língua Portuguesa – Formas de Tratamento dos Cônjuges

Vogais by lusografias

As formas de tratamento entre cônjuges variam em função do contexto, do locutor e da região.

Vejamos este exemplo:

– Ó “compadri” “Manel” e Sr. Dr., desculpem lá, mas tenho de ir andando, que a minha senhora já deve ter a janta pronta!

– Com certeza, compadre! Esteja à sua vontade! A minha mulher também já deve ter o jantar preparado à minha espera!

– Vamos, então, meus senhores! Em minha casa, o jantar é às vinte horas; a minha esposa aguarda-me, certamente!

Por sua vez, cada consorte (com ou sem ela) dos três amigos tratará respetivamente a sua cara metade por:

– Ai! O meu homem que não chega! Daqui a pouco, o arroz está espapaçado, sem garça nenhuma!

– O meu marido vai gostar muito da surpresa que lhe preparei para o jantar.

– Faltam cinco minutos para as vinte horas, certamente o meu esposo, pontualíssimo como é, está a chegar!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

