António Lobo Antunes – O Génio

António Lobo Antunes

“Soube que era um génio quando comecei a encontrar o romance nas livrarias; quando o retrato principiou a aparecer nos jornais; quando dei a primeira entrevista à televisão. Consciente da minha celebridade e do meu talento, pareceu-me injusto não sair para a rua de pé, em carro descoberto, cercado por guarda-costas de óculos Ray-Ban, a mostrar-me e a abençoar.

(…)

Convicto da minha fama e da admiração dos contemporâneos, resolvi, como era Agosto, oferecer à Praia das Maçãs a dádiva da minha presença, seguro de aplausos, autógrafos, interjeições entusiasmadas e gritos de fãs à beira do desmaio.

(…)

Cheguei por alturas do almoço (…), e parei no restaurante do Augusto (…). Ninguém pareceu dar pela minha entrada (…), e quando tossi (…) a voz do Augusto veio lá do fundo, do balcão, a apontar-me num brado, que fez tilintar de susto os copos de Colares e sobressaltou a hibernação das lagostas mancando nos calhaus do aquário:

– Olha o Antoninho! Dei tanto pontapé no cu daquele gajo!

(…)

– O que é que faz agora, seu maroto?

E eu encolhido, humilhado, num fiozito de voz, surpreso com a extensão da sua ignorância:

– Escrevi um livro.

E o enfezado, triunfal:

– As anedotas do Bocage, aposto.

(…)

A caminho da porta compreendi com raiva que os portugueses não me mereciam. Pensei em emigrar, em pedir asilo político na Embaixada da Colômbia, em suicidar-me com o remédio das baratas. Já no carro ainda vi o Augusto a acenar-me, ainda escutei o enfezado

– Não te esqueças de me mandar as anedotas do Bocage (…)”

 

ANTUNES, António Lobo, Crónicas

 

António Lobo Antunes (Lisboa, 1/9/1942)
Romancista e cronista, distinguido com o Prémio Camões em 2007, médico especializado em Psiquiatria.

 

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

