Ramalho Ortigão – A Holanda – Prefácio da Terceira Edição

Ramalho Ortigão

“Prefácio da Terceira Edição

Há onze anos que este livro foi escrito para a Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. Desde então até hoje têm-se transformado, cada vez mais profundamente, todos os antigos problemas de sociologia, relacio­nados com a literatura de viagens, que tem por objecto o estudo de civilizações comparadas.

A questão política cessou de interessar-nos, ao passo que a questão social de dia para dia se nos impõe com mais instância e mais violência . Vacilam todas as opiniões na filosofia e na ciência aplicada à arte de governar, perante a impotência manifesta de sanar as injustiças sociais, função de uma lei natural e irrevogável – a subjugação dos fracos pelos fortes. Nas idades passadas a Fé era um lenitivo dessa opressão, imposta à sociedade pela Natureza . Em nossos dias, porém a irreligio­sidade estancou os mananciais de resignação; e os mais poderosos gover­nos do Mundo reconhecem-se inaptos para reorganizar a virtude, decretando como no Evangelho a comiseração aos poderosos, a conformidade aos humildes.

Inútil para a História, estéril para a Filosofia, possa esta pintura sincera e comovida dos velhos lares holandeses, tão simples, tão modestos, tão recolhidos e tão meigos, ter um humilde lugar na Arte, cuja missão – hoje mais que nunca – é cultivar no coração dos homens a flor da simpatia.

Julho de 1894.

                   R.O.”

Ramalho Ortigão (Porto, 24/10/1836 – Lisboa, 27/9/1915)
Escritor, professor de Francês- de Eça e Ricardo Jorge -,
jornalista e bibliotecário.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: