As Dúvidas do Zé-Concertina – Ratificar e Retificar

As Vogais

Conversa entre o Zé-Concertina, as Vogais e Outras Mais…

– Bom Dia, Sr. Zé-Concertina!

– Bom Dia, Menina Consoante R! Está muito risonha!

– Acordei bem-disposta! Como está?

– Estou bem, obrigado! Mas, tenho uma dúvida! Uma dúvida… R…

– Exponha a dúvida, Sr. Zé-Concertina, pois todo o R é comigo.

– Obrigado, Menina R! Cá vai ela! Ouvi na sede do clube que a direção do Vasquinho ia ratificar qualquer coisa que uns sócios queriam. E fiquei a cogitar se não seria retificar, mas como não tinha a certeza, fiquei caladinho, não fosse alguma modernice, por causa dessa “balhana” do “desacordo”, e que o retificar sem o c tivesse perdido o tino.

– Nada disso, Sr. Zé-Concertina! Eu explico-lhe:

. ratificar (ratu+facere) significa confirmar, validar o que foi proposto;

. retificar (rectificare), que perde o c segundo o Acordo Ortográfico, por se tratar de uma consoante muda, significa tornar reto, corrigir.

– Ah! Muito me conta, Menina Consoante R! Uma pessoa fica parva com estas coisas! Posso dar uns exemplos para ver se entendi bem?

– Faça favor, Sr. Zé-Concertina!

– Muito agradecido! Nesse caso, fica assim:

. A direção do Vasquinho ratificou a proposta daqueles sócios.

. A minha Benvinda retificou o tempero do jantar, porque pôs água demais, e aquilo não tinha gracinha nenhuma.

– Muito bem, Sr. Zé.Concertina!

– Muito obrigado, Menina R! Vou indo, que se faz tarde! Passe bem!

– Não tem de quê, Sr. Zé-Concertina! Também tenho de fazer umas entregas de riso a muita gente que anda triste!

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

