António Cândido – A Vocação Crítica

António Cândido

“Tive vocação crítica precoce e por sugestão de minha mãe adquiri desde os quinze anos este hábito de comentar as leituras em cadernos. Por isso, aos vinte e três pude começar a escrever na revista Clima sem nenhuma experiência anterior.

Desde cedo gostei de ler os críticos brasileiros e franceses, nos jornais, nas revistas, nos livros de meus pais. Digo isso para sublinhar minha identificação profunda com a atividade que sempre exerci a partir dos vinte e três anos, mesmo quando profissionalmente fazia outra coisa na Universidade. Considero-me, portanto, um crítico nato, mas isso não me impede de considerar a crítica um gênero lateral e dependente.”

In Revista Cult, Entrevista concedida a Manuel da Costa Pinto, 2004

António Cândido (Rio de Janeiro, 24/7/1918)
Poeta, ensaísta, professor universitário.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

