Francisco Luiz Lopes – Sines, Convivências e Recreios (continuação)

Breve Notícia de Sines

“(…) Devo porém confessar, que o povo não dado á embriaguez, nem é brigoso. Estou aqui ha dos annos, e ainda não vi um só ferimento perigoso. Qualquer desordem é facilmente accommodada.

De verão ha mais animação na Villa, especialmente d´Agosto a Novembro, pela concorrencia de gente que vem a banhos.

Uma centena d´Alemtejanos e Alemtejanas, vem aqui annualmente apagar no mar os ardores do sertão. A maior parte por doença – poucos por dandysmo.

Chegão a armar-se na praia 20 barracas de banhistas. Les baigneuses em geral apresentão-se pela manhã a tomar os banhos sons costume. (…)

Entre as pessoas costumadas a vir aqui tomar banhos, e que contribuírão generosamente para esse melhoramento, distingue-se o Sr. Coronel Moraes, de Beja, banhista certo e de data immemorial, que também tem cooperado partituras obras de reconhecida utilidade pública.

Os logares mais frequentados são (…): o pontal, saliência de rocha, que fecha a enseada pelo sul; a Senhora das Sallas, que está ao poente da Villa; a Silveira, onde estão umas aguas ferreas; algumas fasendas de transito areiento, e os penedos sitos no principio do caminho, que leva á ribeira, que são o belvedér dos maritimos.

Nesses grandes cantos plutonicos, passo sentados, a maior parte da sua vida, os marujos de Sines. Que fazem elles ahi nesses bancos de Lazzaronis? Nada. Olham para o mar. Fazem o mesmo que os Lisbonenses na eterna pasmaceira da  Memoria, no eterno Sodré, com a sua enfesada alamêda, no eterno Rocio, com a sua volta de nora, no eterno Passeio, com o seu triste esguicho!!!”

(continua)

LOPES, Francisco Luiz, Breve Notícia de Sines, Pátria de Vasco da Gama, Lisboa, Na Typographia do Panorama, 1850.

Francisco Luiz Lopes
Nasceu em Faro, 1816 e fixou-se em Sines de 1847 a 1869 como médico-cirurgião, a par de historiógrafo e cronista de costumes.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: