Dificuldades da Língua Portuguesa – Sim, Senhor! Sim, Senhora! Sim, Senhores! Sim, Senhoras!

As Vogais

A concordância das expressões: Sim, Senhor! Sim, Senhora! Sim, Senhores! Sim, Senhoras! efetua-se com a(s) pessoa(s) a quem nos dirigimos.

Exs.: Lembrar-me-ei do que me disse. Sim, senhor / Sim senhora!

Lembrar-me-ei do que me disseram. Sim, senhores / Sim, senhoras

Nota: Admite-se, também, a seguinte forma de pontuação:

Lembrar-me-ei  do que me disse, sim senhor (a)

Lembrar-me-ei do que me disseram, sim senhores /sim senhoras!

 

Recordo de que nas expressões: Obrigado /Obrigada a concordância faz-se a partir do género do locutor.

Ex.: – Obrigado! – agradeceu o João.

Obrigada pela atenção! – agradeceu a Andreia.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

