Políbio Gomes dos Santos – Epitáfio

Políbio Gomes dos Santos

Menino, bem menino, fiz o meu balão

Papel de seda às cores…

– Tantas eram!

Ai, nunca mais as vi, nos olhos se perderam.

Quando a tarde morria o meu balão subiu

E tão direito ia, tão veloz correu

Que eu disse: “Vai tombar a Lua

E talvez queime o céu.”

 

Anoiteceu.

E no horizonte o meu balão era uma rosa

Vermelha, não minha, aflitiva,

Murchando,

Poisando na água pantanosa

De além.

 

Ninguém o viu.

 

Ninguém colheu a angústia dum balão ardendo.

Somente a água verde rebrilhou acesa,

Clamorosa e podre,

Como nos incêndios de Veneza

E rãs, acreditando o mal mortal e seu

Foram fugindo, pela noite fria,

Do balão que ardeu.

 

Ó tu, quem sejas, o balão fui eu!

 

Políbio Gomes dos Santos (Ansião, 7/8/1911 – Ansião, 3/8/1939)
Poeta, colaborador das publicações: Cadernos da Juventude; Presença; Sol Nascente; O Diabo e do Grupo Novo Cancioneiro.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

