Teixeira de Pascoaes – Carta Inédita de Fernando Pessoa, Excertos

Teixeira de Pascoaes

“Lisboa, 5 de Janeiro de 1914

Meu querido camarada,

Há dias, num dos atalhos de uma conversa com o Mário Beirão, soube que, já depois da perda do seu sobrinho, sofrera o meu querido Amigo a do seu cunhado.

Talvez porque quase nunca leio jornais e porque vivo sem necessidade de atenção a sensações exteriores, dedicado sem querer a presenciar-me apenas a mim-próprio, essa notícia só assim me chegou.

Não sendo assim, já antes lhe haveria escrito para lhe manifestar o quanto a alta quase religiosa simpatia, que me liga fraternalmente ao seu grande espírito, faz com que me comova com a sua dor, redobrada agora. (…) Os pêsames que esta carta lhe leva vêm de mais alto que o social em mim.

Já que me encontro escrevendo-lhe, aproveito-o para lhe pedir desculpa de antes lhe não ter escrito, agradecendo a oferta de “O Doido e a Morte”. (…)

Tenho seguido com atenção 0 que o meu amigo tem escrito. Há páginas das “Elegias” em que a Dor é quase divina e há períodos do “Verbo Escuro” que são estatuetas do Mistério encontradas em túmulos de reis que, num outrora impossível, falaram talvez com Deus.

Releve-me que me aproveite de lhe estar escrevendo sobre outro e tão diverso assunto para enfim lhe agradecer  “O Doido e a Morte” e lhe falar do que tem escrito. Se não lhe falasse disso agora, quem sabe quando lhe diria? Passo a vida a adiar tudo – e para quando?

Ao menos ganho com isso o ser Simbólico. O que é cada um de nós, na sua essência absoluta e divina, senão uma Perfeição adiada para Deus?

Abraça-o comovidamente o seu sincero amigo e eterno admirador

Fernando Pessoa”

Teixeira de Pascoaes (Amarante, 8/11/1877- Gatão, 14/12/1952)
Poeta, prosador, licenciado em Direito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

