Júlio Dinis – Os Indivíduos dos Seus Romances na Primeira Pessoa

Júlio Dinis

“Nos meus romances não há indivíduos caracterizadamente maus. Não tenho pintado crimes, quando muito, vícios. Alguém há que me tem feito o favor de me louvar essa falta como virtude, como se andasse nisso propósito literário. Verdadeiramente não há.

Não penso que o estudo moral de uma alma criminosa ou perversa não seja digno da arte. O que me custa a admitir, a não ser como excepção rara, são os tiranos sem lógica, sem motivo, que amam o mal por instinto e sem que à prática dele sejam levados por o impulso de uma paixão.

A razão por que fogem do campo da minha imaginação aqueles tipos é outra. Tanto eu me deleito em conceber um carácter com que simpatize, em o encarar por todas as suas faces para as pôr em evidência aos olhos do leitor, em vê-lo em acção e em harmonizar o diálogo com esse carácter, quanto me repugna e enfastia o demorar o pensamento em um tipo antipático, em um carácter revoltante, em uma destas criaturas em cuja contemplação a alma se enoja ou se indigna.

O artista deve vencer essa repugnância, se a arte o exigir. Eu porém, que procuro na cultura das letras distracção e não a tomo por ofício, quero condescender com os meus prazeres, sem que deixe por isso de admirar as concepções magníficas dos romancistas que sabem pintar o mal e a perversidade, sempre que o fazem, por assim dizer, logicamente.

Funchal, Novembro de 1896”

DINIS, Júlio, Inéditos e Esparsos

Júlio Dinis (Porto, 14/11/1838 – Porto, 12/9/1871)
Pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho.
Romancista, poeta, dramaturgo, médico e professor universitário.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

