Teófilo Braga – A Dissenção entre Herculano, Garrett e Castilho

Teófilo Braga

“(…) só podemos explicar a dissensão entre Herculano, Garrett e Castilho não tanto pelo carácter de cada um, como pela falta de compreensão da crise literária que se passava na Europa e da qual eles, pela circunstância do tempo, eram os representantes em Portugal. (…)

Garrett chega a fundar o teatro português, faz uma cruzada fervorosa para que o governo dote a arte dramática com um edifício digno; funda o Conservatório; estabelece prémios; mas não aparece uma mocidade vigorosa e activa; os dramas nacionais não se escreveram, e apenas como testemunho de um esforço de regeneração ai estão de pé somente as paredes do Teatro de D. Maria II.

 

Herculano procurou fundar a história portuguesa; abriram-se-lhe todos os arquivos, colocaram-no em lugar privilegiado libertando-o dos cuidados da vida; ei-lo que simula desgostos, deserta do comércio das letras e entrega-se à cultura e negócio do azeite.

Ninguém teve ainda um maior poder espiritual sobre este país como Herculano, mas nunca o soube exercer. Da renovação dos estudos históricos em Portugal apenas  restam volumes fragmentários, sem uma ideia capital e por isso, até hoje ilegíveis.

 

Pelo seu lado, Castilho não teve outro plano literário senão glorificar por todas a formas a sua pessoa. Inimigo da liberdade do romantismo, abraçou essas doutrinas desde o momento em que viu que lisonjeava assim a opinião pública; sem plano na sua actividade, nunca manifestou uma originalidade qualquer, e lançou-se a traduzir a esmo.

Se os dois escritores antecedentes não levantaram uma geração, este contribuiu fortemente para corromper as ideias literárias do seu tempo.

 

A mocidade que surge por si, se faz forte pelo estudo e pela moral, nada lhes deve, e isto lhe dá direito de os julgar com impassibilidade.”

 

BRAGA, Teófilo, História do Romantismo em Portugal I

Teófilo Braga (Ponta Delgada, 24/2/1843 – Lisboa, 28/1/1924)
Político, escritor, ensaísta e professor, licenciado em Direito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: