Richard Zenith – A Literatura Portuguesa e o Prémio Fernando Pessoa

Richard Zenith

Aprendeu português no Brasil onde foi leitor de inglês na Universidade Federal de Santa Catarina no início da década de 80.

O seu primeiro contacto com a literatura portuguesa sucedeu na biblioteca da Universidade de Georgetown onde encontrou dois tomos de cancioneiros portugueses sobre os quais referiu à jornalista Maria Leonor Nunes do JL:

” (…) Fiquei fascinado e pensei traduzir  e fazer uma antologia de poesias medievais. Continuo a gostar muito dessas cantigas de amigo, como de Camões.”

Mas Fernando Pessoa seria o seu encanto e em duas décadas publicou uma dezena de livros sobre o poeta. Vejamos como o descobriu:

“Quando vivi no Brasil e comprei algumas das suas obras: O Livro do Desassossego não estava lá publicado. Descobri-o apenas quando cá cheguei, em 1987. E pensei traduzi-lo para inglês. Quis, porém fazer uma edição integral e isso obrigou-me a pesquisar no espólio. A Equipa Pessoa, que nessa altura estava a trabalhar na Biblioteca Nacional, deixou-me consultar os microfilmes. Só muito mais tarde tive acesso aos manuscritos e originais. (…)

É o fascínio de descobrir o que Pessoa realmente escreveu que sempre me motivou. E sobretudo revelar os textos desconhecidos. (…)

Uma parte importante é contar os seus passos e tempos, onde, quando e como viveu, entre Lisboa e Durban. Interessa também a sua vida imaginativa. Ele tem um riquíssimo universo interior. Com todos os seus heterónimos, podemos ver o seu mundo como um sistema solar. E além da heteronímia, há todos os seus interesses dentro da Literatura, os géneros em que escreve, mas também a sua incessante busca espiritual ou os interesses políticos. Há um fazer constante em Pessoa. Insatisfeito com a vida tal como ela é, está sempre a projectar-se noutras realidades. (…)”

Sobre o Prémio Fernando Pessoa 2012, o também tradutor de: Camões,  Sophia, Carlos Drummond de Andrade e Antero de Quental, refere à mesma fonte:

” (…) É uma grande responsabilidade, que até assusta. Não posso nem de longe comparar-me com Eduardo Lourenço, que foi o anterior distinguido. Sinto-me grato pelo reconhecimento do trabalho já feito, mas sinto também que agora não posso relaxar. É preciso continuar, nomeadamente com a biografia de Fernando Pessoa que estou a escrever.

Por outro lado, sinto uma enorme gratidão em relação a todas as pessoas com quem tenho colaborado nas minhas edições e traduções. E às instituições que apoiam o meu trabalho. (…)

Parece-me interessante o prémio ser atribuído a uma pessoa sem ligação institucional às universidades. E também a alguém que é português de adoção. (…)

Não tenho estudos avançados, fiz uma licenciatura e continuei a estudar por conta própria. Sou um intelectual, evidentemente, respeito muito os professores universitários, os ensaios académicos; sinto, no entanto, que o meu trabalho é sobretudo artesanal.”

In JL, 26 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013

 

Richard Zenith (Washington DC, 23/02/1957)
Escritor, com poemas e contos publicados, tradutor e investigador de nacionalidade portuguesa, vencedor do Prémio Pessoa 2012.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

