Maria Assunção Vilhena – Em Sines, “A Banhos”  (continuação)

Maria Assunção Vilhena

” (…) Só a mais velha é que já era capaz de ficar no quarto, cujas janelas tinham vista para a baía, a fazer algum trabalhinho de costura ou renda.

O Chico depressa aprendeu a fazer os mandados à mãe, e logo arranjou companheiros para a brincadeira; a menina ficava sentada num tapete perto da mãe, na cozinha, a brincar com a sua boneca e eu, depois de me cansar de olhar para os barcos em movimento, ia para o jardim que ficava nas traseiras da casa, dois ou três degraus acima do pequeno pátio onde estava o tanque.

Minha mãe avisava-me que não colhesse flores e eu obedecia, consolando-me de as ver e cheirar.

O jardineiro era tão velho como a patroa.  Apesar disso, cuidava do jardim com todo o cuidado, mas com a lentidão própria da sua idade. (…) perguntava o nome das flores, para que serviam e tudo o mais que me vinha à cabeça, mas ele não se aborrecia. Quando já não tinha mais para perguntar, limitava-me a olhar.

O jardim, vestido de Verão, parecia um tecido verde estampado de flores de várias cores. As madressilvas, empoleiradas no muro, espreitando as pessoas que se dirigiam à Ribeira, ofereciam-lhes um aroma extraordinário que eu já conhecia do monte. (…)

Era sobretudo de manhã, quando o sol inundava o recinto, que mais gostava de ali estar. O orvalho da noite deixava pequenas gotas nas teias que as aranhas teciam, ligando as árvores. Ao sol, o rocio tomava tons variados e brilhava como pedras preciosas. (…)

Quando já me aborrecia de ali estar, ia até à varanda sobranceira à baía e enchia os olhos de azul de mar e céu, unidos numa aliança perfeita. (…)”

(continua)

VILHENA, M. Assunção, Gente do Monte

Maria Assunção Vilhena (Santiago de Cacém)
Concluiu o Curso de Professora do Ensino Primário em 1948, posteriormente licenciou-se em Filologia Românica e lecionou Francês na sua terra natal.
Dedicou-se ao estudo da Etnologia da Beira-Baixa e editou obras neste âmbito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

