Sebastião da Gama Recordado por um Aluno

Sebastião da Gama

” Era um professor diferente de todos. A forma como lidava com os alunos, como ensinava e vivia a aula era absolutamente nova.

No meu tempo, os professores davam castigos, expulsavam os alunos da sala, eram ríspidos, duros, antipáticos. Sebastião da Gama não usava dessa condição e nós adorávamos as suas aulas que eram muito divertidas. Aos 12, 13 anos, “rezávamos” por uma falta de um professor, para podermos ir jogar à bola. Com ele, era ao contrário. Se por acaso chagava mais tarde, ficávamos sempre à espera. Mesmo quando o contínuo dizia que nos podíamos ir embora.

Quando as suas aluas terminavam ia muitas vezes connosco para o pátio ou para o jardim conversar. Queríamos que ele estivesse mais tempo connosco. Não era muito mais velho do que nós e usava uma forma especial de falar connosco, de rapaz para rapaz.

Com ele criámos um jornal de parede , O Conquistador. Havia um corpo redatorial e eu era o chefe de redação, Nicolau, o poeta. Isto porque, no nosso primeiro jornal, escrevi uma quadra. Passou a chamar-me assim.

Eu costumava ser um aluno mediano, depois de o ter como professor, nunca mais deixei de estar no quadro de honra.

A minha admiração era de tal  ordem que, quando ele faleceu, eu teria uns 17 anos e não tinha dinheiro para o autocarro. Então fui de Setúbal até Azeitão, a pé, para poder ir ao funeral.

Nicolau da Claudina”

In JL, 4 a 17 de maio de 2011

Sebastião da Gama (Vila Nova de Azeitão, Setúbal, 10/4/1924 – Lisboa, 7/2/1952)
Poeta e professor de Português, colaborador das Revistas: Árvore e Távola Redonda, fundador da Liga para a Protecção da Natureza (1948), licenciado em Filologia Românica.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

