valter hugo mãe – O Nascimento do Escritor

valter hugo mãe

Nasceu em Angola na cidade Henrique Carvalho, atual Saurimo, em 1971.

Passou a infância em Paços de Ferreira; fixou-se, posteriormente, em Vila do Conde.

Licenciou-se em Direito  e ainda estagiou, tendo sido aconselhado pelo seu patrono a dedicar-se à sua vocação pelas letras – na altura já escrevia poesia.

Trabalhou no Centro de Estudos Regianos.

Fundou com Jorge Reis-Sá as Quasi Edições, que deixou para se dedicar à Objecto Cardíaco onde ainda editou catorze volumes a solo.

valter, o escritor na primeira pessoa:

” Os romances surgem-me normalmente por temas. Ou seja, a propósito de alguma coisa sobre a qual quero pensar e sobretudo aprender. (…)

Tento que a minha postura enquanto cidadão e também escritor tenha por trás esse trabalho humanista e a ideia de aprendizagem mútua. (…)

Os assuntos sérios só se conseguem universalizar se forem apresentados sem a pompa ideológica que lhes é subjacente. E, dessa maneira, as coisas acabam por ser inteligíveis e é mais fácil que o leitor sinta uma empatia quer por uma personagem, quer por um determinado assunto. (…)

Desde que comecei a escrever romances, a minha poesia ficou mais narrativa. Foi contaminada e ainda estou confuso. Não sei se a melhorei ou se a estraguei. Mas durante muito tempo, a poesia foi para mim um exercício literário, estético, em que me interessava sobretudo o trabalho da palavra. Isto reverteu a meu favor, quando comecei a escrever prosa. Deu-me armas para poder subverter a linguagem como faço. Fui um poeta muito esteta. Agora talvez me interesse contar mais histórias. Porque nas histórias encontro mais facilmente as pessoas.

Quando me deram o Prémio Saramago disse que a escrita é para mim um exercício de solidão. Talvez precise de torná-la mais acompanhada. A prosa traz-me as pessoas mais perto. E elas começam a existir mais na poesia, o que está a fascinar-me.”

In JL, 30 Julho – 12 Agosto 2008

valter hugo mãe (Saurimo, Angola, 25/9/1971)
Poeta, romancista, escritor de literatura infantil, editor, artista plástico, cantor, DJ português, licenciado em Direito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: