valter hugo mãe – O Nascimento do Escritor

valter hugo mãe

Nasceu em Angola na cidade Henrique Carvalho, atual Saurimo, em 1971.

Passou a infância em Paços de Ferreira; fixou-se, posteriormente, em Vila do Conde.

Licenciou-se em Direito  e ainda estagiou, tendo sido aconselhado pelo seu patrono a dedicar-se à sua vocação pelas letras – na altura já escrevia poesia.

Trabalhou no Centro de Estudos Regianos.

Fundou com Jorge Reis-Sá as Quasi Edições, que deixou para se dedicar à Objecto Cardíaco onde ainda editou catorze volumes a solo.

valter, o escritor na primeira pessoa:

” Os romances surgem-me normalmente por temas. Ou seja, a propósito de alguma coisa sobre a qual quero pensar e sobretudo aprender. (…)

Tento que a minha postura enquanto cidadão e também escritor tenha por trás esse trabalho humanista e a ideia de aprendizagem mútua. (…)

Os assuntos sérios só se conseguem universalizar se forem apresentados sem a pompa ideológica que lhes é subjacente. E, dessa maneira, as coisas acabam por ser inteligíveis e é mais fácil que o leitor sinta uma empatia quer por uma personagem, quer por um determinado assunto. (…)

Desde que comecei a escrever romances, a minha poesia ficou mais narrativa. Foi contaminada e ainda estou confuso. Não sei se a melhorei ou se a estraguei. Mas durante muito tempo, a poesia foi para mim um exercício literário, estético, em que me interessava sobretudo o trabalho da palavra. Isto reverteu a meu favor, quando comecei a escrever prosa. Deu-me armas para poder subverter a linguagem como faço. Fui um poeta muito esteta. Agora talvez me interesse contar mais histórias. Porque nas histórias encontro mais facilmente as pessoas.

Quando me deram o Prémio Saramago disse que a escrita é para mim um exercício de solidão. Talvez precise de torná-la mais acompanhada. A prosa traz-me as pessoas mais perto. E elas começam a existir mais na poesia, o que está a fascinar-me.”

In JL, 30 Julho – 12 Agosto 2008

valter hugo mãe (Saurimo, Angola, 25/9/1971)
Poeta, romancista, escritor de literatura infantil, editor, artista plástico, cantor, DJ português, licenciado em Direito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

