Ana Hatherly – Wer, Wenn Ich Schriee

Ana Hatherly

Quem, se eu gritar

me concede

a profundeza inversa deste céu

que ao fim da tarde

eu vejo da minha janela

contemplando os anjos

que as nuvens imitam?

 

Alguém me ouve se eu gritar?

 

Oiço vozes

mas são vozes inventadas

porque é inútil perscrutar o silêncio

e por isso vos reinvento

a cada pancada do meu coração

a cada pancada surda

que não repercute

no ímpeto claro do vosso desenho fantástico

no alado lado da vossa impossibilidade

 

Se eu gritar

alguém me ouve

em todas estas coisas?

 

Nenhum anjo

escuta o meu grito

que não penetra a noite

e só encontra o eco de nenhum desejo

 

E lançando de meus braços o desejo

não invejo

admiro

a sufocante beleza deste ocaso

cheio de nuvens velocíssimas

e tudo o que eu sinto

é tão imenso

como este ocaso

dantesco

tiepolesco

wagneriano

que eu contemplo

doente do excessivo amor do que é belo

que me afoga

na sua imensidão aérea

 

E tão fortuitamente criado pelo vento

e pela terra que se inclina

este ocaso laranja sobre azul

esplêndido e Kitsch

é tão impermanente

como vós

nuvens-anjos que me arrebatais

com vossos incêndios imensos e falsos

ilusão de óptica que me fascina e oprime

 

Encostada à minha janela

contemplo a vossa beleza

que a todo o instante

se faz e se desfaz

até o chumbo da sombra avançar

e aos poucos surgir a noite

antiga e idêntica sempre

lançando-me em vossos braços

vazios

cheios só de vozes

inaudíveis

 

Ana Hatherly (Porto, 08/05/1929 – Lisboa, 05/08/2015)
Poetisa, ensaísta, romancista, investigadora, tradutora, artista plástica, professora universitária, licenciada em Filologia Germânica e doutorada em Estudos Hispânicos, diplomada em cinema, foi uma das fundadoras do PEN Clube Português, que presidiu, membro da Direção da Associação Portuguesa de Escritores e fundou as revistas Escuro-Claro e Incidências.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

