Literatura Africana de Expressão Portuguesa, Angola – Ondjaki, A Escrita Ancorada

Ondjaki

“(…) Luanda, a cidade em que cresci, está cheia de estórias e, como tal, muito do que escrevo está ancorado na minha infância e adolescência. Sinto que esse universo, talvez porque vivi num ambiente de grande liberdade, me dá uma energia positiva para escrever. Eu até posso tratar questões menos agradáveis, mas gosto de escrever num formato imbuído de energias positivas. (…)

Acredito que a infância empurra muito o presente em determinadas direcções. (…)

As crianças que viviam em zonas de Angola que não tinham contacto directo com a guerra eram felizes. Era uma infância de pobreza, ao nível da comida, ao nível da roupa, mas nunca foi pobre a nível do imaginário ou mesmo da oferta cultural. Íamos a festivais e íamos a concertos, mas a verdade é que essa liberdade que eu vivi, enquanto criança, não era extensiva ao resto da sociedade. (…)

Eu escrevo muita poesia, mas não tenho publicado, talvez porque a sinto como algo muito interno que me custa a expor. É  mais íntimo e doloroso mostrar um poema do que uma estória. (…) a poesia é uma celebração da natureza, da vida, de coisas que, de tão importantes, são demasiado internas. Eu, pelo menos, sinto-a como uma pele interna. (…)

Nos contos e nos romances mesmo que exista o “eu” está demasiado misturado com todos os elementos da natureza.

Ao escrever em prosa eu sinto um barro maleável, que posso trabalhar e decido quando o vou pôr ao sol.

Na poesia sinto que estou a esculpir madeira ou pedra, no sentido em que é um material mais resistente e com outra textura. (…)”

In JL 21 Julho – 3 Agosto 2004

Ondjaki (Luanda, 1977)
Poeta, contista, artista plástico.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

