Maria Assunção Vilhena – Em Sines, ” A Banhos” (Continuação)

Maria Assunção Vilhena

” (…) A criada da velhota chamava-se Rosa. Era baixa, atarracada, morena amulatada, de farta cabeleira encarapinhada. Eu achava-a muito feia e que o nome não estava de acordo com a  fisionomia. Roa era, para mim, uma flor delicada e linda. (…)

Apesar de a achar feia, tinha uma grande simpatia por ela, pois, quando apanhava a patroa ocupada, brincava comigo às escondidas ou a fazer corridas no longo corredor da entrada.

Ainda fiquei a gostar mais dela depois que a patroa chamou a mãe lá a casa para lhe fazer queixas, porque tinha lavado o chão sem pôr debaixo dos joelhos a esfregadeira de madeira. A rapariga chorou e eu, cheia de pena, ia chorando também, e passei a olhar a senhora com receio e desconfiança.

Apesar de estarmos a banhos como dizíamos, a praia era, para nós, um lugar proibido, pois meu pai tinha medo que nos afogássemos. Ao sair para o trabalho, recomendava sempre à minha mãe que não nos deixasse para lá ir brincar; só se fôssemos acompanhados. Por isso, íamos à tarde, uma ou duas horas, quando a minha mãe não tinha que fazer em casa.

Nenhum tinha fato de banho, nenhum sabia nadar; completamente vestidos, limitávamos-nos a desafiar as ondas e a correr à frente delas, ou a fazer covas que elas vinham encher.

Minha mãe sentava-se na areia a vigiar, pronta a intervir se algum se aventurava um pouco.

Nesse tempo, o acesso à praia ainda se fazia pela antiga estrada chamada o Caminho do Bispo, que acabava junto a  uma fábrica de conservas. Só em 1931 se começaram as obras da actual estrada e escadaria. (…)”

VILHENA, M. Assunção, Gente do Monte

Maria Assunção Vilhena (Santiago de Cacém)
Concluiu o Curso de Professora do Ensino Primário em 1948, posteriormente licenciou-se em Filologia Românica e lecionou Francês na sua terra natal.
Dedicou-se ao estudo da Etnologia da Beira-Baixa e editou obras neste âmbito.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

