Luís Amorim de Sousa – O Velho no Parque

Luís Amorim de Sousa

é por inconformismo
que venho aqui sentar-me
neste parque mais velho do que eu
há um raio de sol que me conhece
e vem lamber-me as mãos quando
me vê

de resto não suporto este verde molhado
este romper de brancos e amarelos

sei de memória as vozes quotidianas
e atento aguardo a noite
que as sossega

a minha noite
pássaro sem asas
onde abrigar a célere cabeça

os meus navios afundei-os todos
ante um luar puríssimo humilhado

ó meu país
ó mapa desdobrado sobre a areia
não sei porque te invoco ó sepultura
aberta e saqueada

existes só no espaço em que te habito
aqui
numa praia distante entre as rochas e conchas
que me ferem os pés e me fazem sofrer

invoco-te e és real medonho e
impossível

ó flâmula hasteada
ó marinheiro triste nos porões

Luís Amorim de Sousa (Nova Lisboa, Angola, 1937)
Poeta e cronista, foi locutor, produtor e diretor da Secção Portuguesa na BBC, e Conselheiro de Imprensa na Embaixada de Portugal em Washington.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

