Carta de Vergílio Ferreira a Alberto da Costa e Silva

vergilio-ferreira-e-alberto-da-costa-e-silva

” Lisboa, 13/1/83

Meu Caro Alberto:

Vê como os meses fogem. Era para parodiar o velho Horácio: Eheu, fugaces, Alberte, Alberte Labuntur menses…
Mas tu deves estar esquecido do latim, que além do mais é uma língua morta, imprópria para consumo de vivos.

Retomei há dias o teu livro, que tenho tido aqui diante de mim para me avivar o remorso, e só então reparei que mo enviaras há precisamente um ano. Assim, vamos levados nesta corrida de vertigem até ao estampaço final. Para um pouco da minha tranquilidade, vou pensando, nos intervalos de me penitenciar, que também tu ficaste de me enviar um certo romance Valete de Espadas de um brasileiro que já não sei. Mas que sei que foi famoso ao menos quando publicou o livro – E tu – nada.

Olha: os teus poemas são muito bonitos. Rigorosos, limpos, discretamente melancólicos, evocados temporais acti (lá vai Horácio outra vez) todos eles musicais de uma música que tem que ver para mim com o barroco italiano em que há uma tristeza serena, sem grandiloquência nem desespero.

Destaco os poemas: – “Soneto a Vermeer”, “Elegia de Lagos”, “O Café na Copa” e os dois “Sonetos a Vera”. Tu és um poeta que filtra um imenso saber cultural e poético através de uma refinada sensibilidade. O teu grande risco por isso é que erras pouco. Gosto de vez em quando do erro. Torna-nos e ao artista mais humanos.

Vergílio”

Vergílio Ferreira (Melo, Gouveia, 28/1/1916 – Lisboa, 1/3/1996)
Romancista, contista, ensaísta, autor de diários, professor, licenciado em Filologia Clássica.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

