João de Melo – Prémio Literário, Reencontro com Vergílio Ferreira

João de Melo

O Prémio Vergílio Ferreira de 2016, da Universidade de Évora, foi atribuído a João de Melo pela totalidade da sua obra.

Vejamos o que o vencedor referiu, neste âmbito, ao jornalista  do JL, Luís Ricardo Duarte:

” – Foi uma surpresa completa. Quando se recebe um telefonema com uma notícia destas há um primeiro momento em que não se percebe o que nos estão a dizer. Só depois vem o entendimento, a consciência efetiva de que se trata de um prémio prestigiado, de uma grande universidade, a de Évora, de um júri* muito qualificado e que se respeita. Subitamente, sentimo-nos em muito boa companhia, sobretudo pelos anteriores distinguidos. O normal pensar nestas ocasiões é a quem agradecer este prémio? Ou então: há agradecimento possível? Como não se pede, nem se espera, o melhor é viver o momento. (…)”

Acerca de o Prémio ter como patrono Vergílio Ferreira, manifesta:

“Torna o prémio ainda mais único. É um escritor que muito admiro, que conheci pessoalmente, depois de ter lido a Manhã Submersa e ter sido expulso do seminário (…) por ser ateu e politicamente subversivo. Mas como já tinha o desejo da literatura, ele foi uma das primeiras pessoas que quis conhecer depois de ter saído do seminário, precisamente por ter escrito Manhã Submersa, um livro que me tirou a palavra. (…)

Foi na sua casa. Recebeu-me com muita amabilidade, oferecendo-me um exemplar da recém-lançada Aparição. Tivemos uma longa conversa sobre tudo e sobre nada, o que é próprio da sua obra. Nunca deixei de acompanhar o seu trajeto, em particular a aventura existencialista. E recebi dele, ao longo dos anos, vários sinais de apreço. Em duas ou três ocasiões expressou, com um entusiasmo quase juvenil, o prazer que teve ao ler um livro meu. (…)”

* Constituição do júri: António Sáez Delgado, Elisa Esteves, Gustavo Rubim, Carlos Reis e Lídia Jorge.

In JL, 3 a 16 de fevereiro de 2016

João de Melo (Achadinha, Açores, 04/02/1949)
Contista, romancista, ensaísta, cronista, poeta, galardoado com vários prémios literários, professor – ensino secundário e superior –, Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid (2001-2010), licenciado em Filologia Românica.

Advertisements

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: