Maria Alzira Seixo – Segurar a Vida (Continuação)

Maria Alzira Seixo

“(…) As compensações vinham do lado internacional: aos 50 anos fui indigitada para presidente da Associação de Literatura Comparada, sendo eleita em Tóquio, numa experiência rica e gratificante. Com a alegria de nunca me ter candidatado a nada, nos cargos internacionais que desempenhei, sempre vindos por convite ou proposta exterior. Como também nunca viajei sem ser em trabalho (parece que a padroeira da Moita me fadou naquele ciclone), com especial carinho pelas estadias no Cabo da Boa Esperança, quando cumpri os dez anos do Seminário de Literatura de Viagens, em 2000.

A viagem de lazer só veio na doçura da reforma: eu fora convidada para a Universidade de Chicago, apaixonei-me pelas esbeltas torres à beira das águas (as quais, por meandros vários, vêm afinal aqui ter à Costa Vicentina, digo-o no Diário do Lago) e para lá passei a deslocar-me anualmente, a assistir aos últimos nevões e a ver chegar a primavera.

E quando às vezes ponho diante dos olhos os muitos trabalhos que por mim passaram, a pobre de mim espanta-se do torvelinho de coisas vividas (…).

Mas é doce considerar agora tudo isto e, como Fernão, ir voltando à Margem Esquerda, e escrever. Porque a reforma não é abandono de trabalho, é o direito que temos a fazê-lo enfim folgadamente, sem pressas aturdidas, com gosto. A sentir o tempo que passa e a frui-lo. A segurar a vida, que não se deixa prender, mas se sente em concreto na mão que escreve ou toca, saboreando a respiração. (…)”

SEIXO, Maria Alzira, “autobiografia”, in JL, 24 de Outubro – 6 Novembro 2007

Maria Alzira Seixo (Barreiro, 29/4/1941)
Ensaísta, crítica literária, poetisa, professora catedrática (jubilada).

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

