Alberto da Costa e Silva – Ler e Escrever

Alberto da Costa e Silva

“(…) Cresci entre livros, em Fortaleza, com meu pai a dizer-me versos de Whitman, Mallarmé, Verhaeren, Nobre . (…)

Um dia, descobri que sabia ler, de tanto acompanhar o dedo da avó a sublinhar as palavras nos livros que me lia. E peguei desde então o vício. Tanto, que imagino o Reino dos Céus como uma sala forrada de livros. Antes dos 11 anos, já havia lido os 20 grossos volumes da Biblioteca internacional de obras célebres, onde há poemas e também, suspeito, muitos textos em prosa traduzidos por Fernando Pessoa. Já então eu escria poemas e acompanhava a guerra de mapa na mão.. (…)

Comemorei o fim da guerra aos pulos na rua, já no Rio de Janeiro, para onde nos mudámos em 1943. (…)

No Rio, tornei-me frequentador das livrarias. (…)

manuel-bandeira-e-alberto-da-costa-e-silva (Alberto da Costa e Silva, aos 15 anos,  com Manuel Bandeira no escritório deste poeta)

Desde aquele dia de , em 1950, em que meu pai morreu apoiado em meu braço, passei a fugir dos poemas, a só escreve-los quando não tenho outro jeito (…)

No ano de 1950, adoeci dos pulmões. Passei três anos numa estação de cura.

De volta ao Rio, amigos lançaram o meu livrinho O parque e outros poemas.

Em 1955, ingressei na vida diplomática. E, em 1957, casei-me com a Vera. (…)

Foi necessário que morresse o diploma, para que renascesse o escritor. Este, contudo, aprendeu muito com aquele.

E não se esquece de que as mais com que escreve são as mesmas do poeta adolescente que ganhou a aposta contra a morte precoce.”

In JL, “Autobiografia”, 12-25 Abril 2006

 

Alberto da Costa e Silva (Sao Paulo, 12/5/1931)
Poeta, ensaísta, memorialista, historiador, diplomata, filho do poeta António Francisco da Costa e Silva. Galardoado com o Prémio Camões em 2014.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

