Alberto de Lacerda – Londres, Paixão e Regresso

Alberto de Lacerda

29 de Julho, de 1986, Terça Feira

A minha paixão física por Londres; de uma intensidade inusitada.

São onze e meia da noite, e de repente dá-me um desejo de ir por essas ruas fora, de percorrer certos recantos queridos, o Embankment em Chelsea, e entre Westminster e a aPonte de Waterloo, ruazinhas à volta de Victoria,  e todas as sinuosidades de Chelsea, que as conheço de cor.

Que estranho, tudo isto. E sinto-me feliz pro amar Londres tão perdidamente.”

 

” 20 de Abril de 1996 – Boston

Estou a ouvir essa maravilha que é a Dido e Eneias de Purcell (…)

Uma vez re-isntalado em Londres – ah, se possível num flat mais espaçoso – o que eu quero é sonhar e ver amigos, sonhar, explorar a minha adorada Londres até ao último beco, sonhar, cozinhar, espraiar-me, repousar.”

 

20 de Outubro de 1996 – Londres

Finalmente o meu regresso definito a Londres, depois de cerca de 30 anos na América.

Sinto-me felicíssimo.

Cheguei esta manhã, Céu nublado, e à tarde, chuva – factores que não impediram o estado de quase beatitude em que me encontro desde as três da tarde, depois de quatro horas se sono solto (…) – apanhei um táxi até ao  Dino´s em South Kensingnton – ovos, presente – torrada, café e eu acda vez mais em órbita.

Londres recuperada – até ao fim dos meus dias.”

 

In JL “Diário”, 24 de agosto a 6 de setembro de 2011

 

Alberto de Lacerda (Ilha de Moçambique, 20/9/1928 – Londres, 26/8/2007)
Poeta, fundador da revista Távola Redonda com Ruy Cinatti, António Manuel Couto Viana e David Mourão-Ferreira, pintor, locutor e jornalista da BBC,  professor catedrático nos EUA, colecionador, detentor de vasta cultura.
Grande amigo de Luís Amorim de Sousa, a quem legou o seu  acervo artístico e literário.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

