Al Berto Sob o Olhar de Joaquim Manuel Magalhães

Al Berto

Ao Al Berto,  lembrando o dia do seu aniversário – 11/01 -, que trago no meu coração e mente, este excerto de uma cópia da publicação que me ofereceu há anos! – cá estou (-amos), percorrendo ruas vazias de uma terra em ruínas, mas com o nosso (“e renosso”) mar repassado de força e transparência, refletindo muitos olhares cintilando de inefável saudade!…

” (…) O caminho de Al Berto (…) não é de contensão vocabular, a sua poesia não escolhe a rasura e, muitas vezes, perde-se num magma instintual inimigo do rigor que, em poesia, o próprio delírio deveria, no entender de muitos, assumir.

Mas a escrita só pode ser julgada pelos seus próprios conseguimentos e nunca por critérios abstractos.

E não deixa de ser excelente que, no âmbito da nossa actual poesia, possam coexistir com qualidade comparável várias tradições e práticas criando uma assinalável proliferação de diferenças. (…)

As descrições oníricas, a visão apocalíptica, os cortes cinematográficos constituem um engenho ocupado de jeitos estilísticos que podem se menos inovadores. Mas o que desencadeia tem a força de rastilhos atirados a várias pólvoras, entre as quais a da própria linguagem, e isso não pode deixar de nos lembrar que não é só numa concepção estreita de estilo que pode residir o valor duma obra: estilo é também comportamento e a capacidade de assumir o vulcão pode ser um alto motivo de fulgor literário. (…)

Alberto Pidwell Tavares, editor,  tem de ser referido ao tentar-se encontrar espaços de respiração parará da conjurada apoteose da literatura promocionada: pelos prémios literários, pelos editores tentaculares à nossa medida, pelos vários círculos de leitores  que nos enredam.

Abaixo a literatura para ferias!”

In Expresso, 20-Setembro-1980

 

Al Berto (Coimbra, 11/1/1948-Lisboa, 13/6/1997)
Pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares
Poeta, pintor, editor, animador cultural, um “coimbrense-siniense” único.

Advertisements

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: