Albano Martins – Autobiografia Breve (continuação)

 

“E há os tempos de Mafra, a frequência do curso d oficiais milicianos, nas marchas forçadas na Tapada, com todo o equipamento às costas (…)

De Évora e do Regimento de Infantaria 16 onde, após a recruta, fora colocado como aspirante a oficial, guardo a memória de pelotão sob a minha responsabilidade (…)

Castelo Branco é outra das minhas cidades carismáticas. No liceu, onde, no ano lectivo de 1957/58, fui colocado como professor de serviço eventual (com despedimento garantido no termo do ano lectivo e, por isso, sem direito a vencimento durante as férias), encontrei aquela que, nesse mesmo ano, se tornaria, até hoje, a minha mulher: a Kay.

E em Viseu, dois anos depois, nasceria a Isabel, a nossa única filha – uma estrela, como lhe chamo numa pequena história infantil que recentemente escrevi. (…)

Em 61 (…) frequentava no antigo Liceu D. Manuel II (…), do Porto, o estágio pedagógico para o magistério liceal, que, uma vez terminado, havia de levar-me a Angra do Heroísmo, onde fora colocado como professor efectivo.

Dez meses depois, na sequência dum concurso, estava em Évora (outra vez o Alentejo, com o seu sortilégio mourisco e suas rubras papoilas!), onde, ao transferir-se para o Liceu Camões, de Lisboa, Vergílio Ferreira deixara uma vaga do 1.º grupo.

Ali tive como colegas, entre outros, o Manuel Patrício e o Fernando J.B. Martinho, com quem viria a fundar uma efémera colecção de poesia que, ao modo grego, baptizámos com o nome “Daimon”. O primeiro número da colecção seria Coração de bússola, o meu segundo livro que, assim comemora (comemorou há pouco) 40 anos de idade.

Em Outubro de 69, um novo concurso transferia-me de Évora paraVila Nova de Gaia, a cidade do rei Ramiro, vizinha do Porto. Foi há 39 anos. (…)”

In “Autobiografia”,  JL de 16 – 19 Janeiro 2008

(continua)

Albano Martins (Telhado, Fundão, 6/8/1930)
Poeta, um dos fundadores da revista Árvore, colaborador de publicações, professor universitário, licenciado em Filologia Clássica.

Advertisements

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: