Álvaro Feijó – Varina

 

Eu mudei de pincel e de paleta

— embora seja a mesma a tinta com que escrevo —

mas mudei, que, de repente,

surgiste diante de mim.

Não é que me perturbes, mas eu sinto

que alguma coisa me comove ao ver-te.

Não é que te examine, porque sei

que me é quase impossível,

que me é mesmo impossível descrever-te.

A tua história, sim? A história que se repete

e é sempre nova porque há sempre gente

que nunca a ouviu

ou que não a quis ouvir.

O cais viu-te nascer!

Corrias, loucamente, pelas retas

intermináveis dos paredões

de cimento e granito,

e em caixotes com cheiro de sardinha

fazias tabogan das lingüetas

— o tabogan dos parques infantis

que não pudeste ver.

Assim, faminta e seminua

mas livre como os peixes

fizeste-te mulher!

Depois foi o correr das ruas da cidade,

enrouquecendo a gritar:

— “Quem merca os camarões” …

Depois um que voltou da Terra Nova

e te olhou como fera sequiosa

de carne,

quando o lugre, ao chegar, entrou na doca.

Depois o inevitável!

O luar…

A Senhora dAgonia…

A quentura de Agosto…

E, então,

não era só o peso da canastra,

era o peso dum filho

e a fome de dois para matar,

até que o lugre voltasse

e se esquecesse

o calvário da luta…

Um dia no intervalo da campanha

o sexo falou mais alto

e o coração calou.

Foste dum outro homem e, depois,

de dois,

de três.

Quando ele voltou

encontrou-te perdida

e tu perdeste-o.

Hoje, num outro porto, ainda gritas

o teu pregão.

Quando um homem te encontra fora de horas,

para ele foi sempre um bom encontro…

e. . . “até mais ver” …

Vês! Eu sei a tua história…

(Há tantos que a não sabem!)

E, no entanto,

Dum homem só ou de cem,

num porto do meu país ou num porto de Islândia

Tu surgiste aos meus olhos

como a mesma mulher.

Álvaro de Castro e Sousa Correia Feijó (Viana do Castelo, 5/7/1916 – Coimbra, 9/3/1941)
Poeta.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

