João de Araújo Correia – Nascer Escritor

 

“(…) Frequentava eu o terceiro ano de Medicina, antes de cumprir os meus vinte anos, quando adoeci gravemente.

Obrigado a interromper o curso, por falta de saúde e mais alguma razão, sobrevinda à convalescença, concluí-o em Outubro de 1927.

Perdi seis anos de frequência escolar. Mas não os perdi de todo…

Passei-os em Canelas sem inacção mental e sem prejuízo do meu tratamento.

Quando me formei, era homem de razoável cultura e muita reflexão, própria de quem foi doente meia dúzia de anos.

Durante a convalescença, publiquei prosa e verso nos jornais da Régua.

Mas, de regresso às aulas e após a formatura, já casado e com dois filhos, interrompi a lide literária para me dedicar ao estudo e prática da Medicina.

Entretanto, sem deixar de querer bem à arte de curar, que nunca abandonei, meteu-se comigo outra vez a vocação literária.

Publiquei, em 1938, o meu primeiro livro, que intitulei Sem Método.

Livro de breves notas, foi elogiado por grandes homens como grande revelação de homem votado à produção literária.

Teve de se cumprir a minha sina – originada em factores ancestrais que mal alcanço.

Apenas sei que meu pai, com estudos oficiais rudimentares, lia e escrevia primorosamente.

De minha mãe, delicado espírito, devo ter herdado uma boa dose de sensibilidade.

Bastarão estes dados para se interpretar a minha alma de artista?

Sei que nasci escritor em casa de lavoura, situada à beira de uma fonte, na antiga vila de Canelas do Douro.”

 

In O Mestre de Nós Todos Antologia de João de Araújo Correia, organizada por José Braga Amaral.

 

João de Araújo Correia (Canelas do Douro, Peso da Régua, 1/1/1899 – Peso da Régua, 3/12/1985)
Contista, novelista, colaborador de jornais e revistas, linguista, médico e professor.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

