Albano Martins – Autobiografia Breve (continuação)

 

“(…) A minha obra, estimada por uns, ignorada por outros, cresceu, atravessou o mar e chegou ao Brasil, que descobri em 1985 graças ao grande camonista e professor Leodegário de Azevedo Filho.

A história da minha relação com o Brasil, tão recheada de episódios romanescos e lances de encantamento, não cabe aqui: é matéria para filme de longa-metragem ou incorporado livro de memórias.

É preciso dizer, entretanto, que são brasileiros alguns dos mais atentos e perspicazes leitores /intérpretes da minha obra. E que do Brasil, país de ipê, da pitanga e dos afectos, falam dois livrinho que há anos publiquei e constituem a crónica abreviada do meu “achamento” daquelas terras, a que estou ligado por feitiço e sedução: A voz do chorinho ou apelos da memória e Poemas do retorno.

Na década de 90, uma viagem à Grécia proporcionou-me o contacto, ao vivo, com o espírito do classicismo. que por formação académica herdei e alguns vêem celebrado na minha poesia (Salvato Trigo, falando do meu aticismo, diz que dentro de mim mora  um poeta grego).

E, em anos recentes, as visitas a Florença e a Praga constituíram momentos de rara exaltação estética. O sublime está ali, ao alcance da mão, em cada rua, em cada pedra em cada recanto.

Perguntarão alguns pelas “obras valerosas” e outras não tanto assim. Delas rezam algumas crónicas esquecidas, que também falam das “gloriosas” omissões a que sempre estão sujeitos os que lêem pela cartilha oficial ou não pertencem à religião da paróquia.

Mas, camoneanamente falando, também é verdade que “não pode ser (…) limitada/ a água do mar em tão pequeno vaso”. “Nem eu delicadezas vou cantando / Co´o gosto do louvor”, como de si diz ainda o nosso poeta maior.”

In “Autobiografia”,  JL de 16 – 19 Janeiro 2008

Albano Martins (Telhado, Fundão, 6/8/1930)
Poeta, um dos fundadores da revista Árvore, colaborador de publicações, professor universitário, licenciado em Filologia Clássica.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: