Albano Martins – Autobiografia Breve (continuação)

 

“(…) A minha obra, estimada por uns, ignorada por outros, cresceu, atravessou o mar e chegou ao Brasil, que descobri em 1985 graças ao grande camonista e professor Leodegário de Azevedo Filho.

A história da minha relação com o Brasil, tão recheada de episódios romanescos e lances de encantamento, não cabe aqui: é matéria para filme de longa-metragem ou incorporado livro de memórias.

É preciso dizer, entretanto, que são brasileiros alguns dos mais atentos e perspicazes leitores /intérpretes da minha obra. E que do Brasil, país de ipê, da pitanga e dos afectos, falam dois livrinho que há anos publiquei e constituem a crónica abreviada do meu “achamento” daquelas terras, a que estou ligado por feitiço e sedução: A voz do chorinho ou apelos da memória e Poemas do retorno.

Na década de 90, uma viagem à Grécia proporcionou-me o contacto, ao vivo, com o espírito do classicismo. que por formação académica herdei e alguns vêem celebrado na minha poesia (Salvato Trigo, falando do meu aticismo, diz que dentro de mim mora  um poeta grego).

E, em anos recentes, as visitas a Florença e a Praga constituíram momentos de rara exaltação estética. O sublime está ali, ao alcance da mão, em cada rua, em cada pedra em cada recanto.

Perguntarão alguns pelas “obras valerosas” e outras não tanto assim. Delas rezam algumas crónicas esquecidas, que também falam das “gloriosas” omissões a que sempre estão sujeitos os que lêem pela cartilha oficial ou não pertencem à religião da paróquia.

Mas, camoneanamente falando, também é verdade que “não pode ser (…) limitada/ a água do mar em tão pequeno vaso”. “Nem eu delicadezas vou cantando / Co´o gosto do louvor”, como de si diz ainda o nosso poeta maior.”

In “Autobiografia”,  JL de 16 – 19 Janeiro 2008

Albano Martins (Telhado, Fundão, 6/8/1930)
Poeta, um dos fundadores da revista Árvore, colaborador de publicações, professor universitário, licenciado em Filologia Clássica.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

