Trindade Coelho – As Fogueiras do São João

“No tempo em que eu andava em Coimbra, ainda as fogueiras de São João eram coisa capaz de se ver!

Duas noites de patuscada, como não havia outras na roda do ano! Dançava-se desde o anoitecer até de manhã, quase sem despegar, e tudo aquilo eram danças do povo, as mais delas obrigadas a abraços, e algumas até a beijinhos!

Dá-me um abraço!

Isso é que eu não faço!

Dá-me um beijinho…

Ai, eu dou, eu dou…

De modo que andava a cachopa numa roda-viva nos braços dos estudantes, e os estudantes numa roda-viva nos braços da cachopada, e voava o tempo e as pernas voavam, parece que sem a gente dar fé! Às duas por três começavam os galos a cantar, e entrava o céu, lá em cima, a querer fazer-se da cor do leite… (…)”

 

COELHO, Trindade, In Illo Tempore

Trindade Coelho (Mogadouro, 18/6/1861 – Lisboa, 9/8/1908)
Escritor, contista de renome, colaborador e fundador de diversos jornais, pedagogo, magistrado e político.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

