Literatura Africana de Expressão Portuguesa – José Luiz Tavares – Lembrança de Manuel Bandeira num Outono de Lisboa

“Meus pedestres semelhantes”,
escreveste; mas eu, baleeiro da fome
sob a unção do frio,
tão aéreo cicerone me fizeram
estes claros dias de outubro.

Um tostão de azul (coisa pouca
apenas p´ra com sul rimar)
nos tetos frios do outono
ao mais triste de mim
leva a trémula consolação da cor.

Nos pátios caligráficos, ruivos amores
reinvento (hermeneuta sou dos segredos
que soterra o tempo) e virentes acenos
à pura noiva imaginada.

Real, porém, a mulher longeva
vendendo hortaliças
na viela fagulhante de turistas.
(Eu também já estive pelas suíças,
mas a apanhar morangos e castiças).

E vendo assim Lisboa (so beautiful)
assalta-me a lembrança de um outro azul
— sob suas fímbrias plantei
renques de acácias e tabuletas alusivas;
sob seus desdoirados ramos
desamores lamentei,
que não sou amigo do rei,
nem cheganças com deuses hei.

Mas se é de sua lei
que, embora triste, seja altivo amigo
da grei, tal sina não maldigo;
talvez mesmo comigo diga:
grato estou a estes claros dias
em que das lágrimas fiz maravilhas.

 

José Luiz Tavares (Tarrafal, IIha de Santiago, 10/6/1967)
Poeta, recebeu o Prémio Mário António de Poesia 2004 com a publicação do seu primeiro livro, e o Prêmio Jorge Barbosa 2005 com a sua segunda obra,  é o vencedor do Prémio BCA de Literatura 2016,  colaborador com jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil,  e tradutor, estudou literatura e filosofia.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

